COMUNICAÇÃO & LIDERANÇA: SUBSTANTIVOS QUE NÃO PODEM ESTAR DESCONECTADOS | TrendRH

Notícias

Business
29/01
COMUNICAÇÃO & LIDERANÇA: SUBSTANTIVOS QUE NÃO PODEM ESTAR DESCONECTADOS

No mundo corporativo as empresas buscam atrair, reter e desenvolver seus líderes. Investem em programas de desenvolvimento através de assessments, coaching, mentoring entre outros. Conhecer suas lideranças, prepará-las e desenvolvê-las tem sido o grande desafio da área de gestão de pessoas. Mas como conhecer o perfil de cada líder e como o time percebe seu líder? Aí temos os estilos de comunicação das lideranças. Eles podem ter perfis híbridos do líder analítico, do líder produtivo, do líder sensitivo ou ainda do líder intuitivo. E como se comporta cada estilo destes.

Vejamos:

LÍDER ANALÍTICO: Trabalha de maneira tenaz. É racional e lógico. Evita emoções, é cético em relação a novas trajetórias, partindo do que já deu certo no passado. Sob tensão será super cauteloso, tende a aparentar rigidez e insegurança, preocupa-se com a precisão, é orientado para tarefas e não abandona métodos e rotinas já estabelecidas. Emocionalmente intocável.

LÍDER PRODUTIVO: Por natureza é um executor. Empolga-se em trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Cumpridor de prazos. Só assume compromissos após certificar-se de poder cumpri-los. Aprende melhor fazendo. É direto, decisivo e descarrega suas ansiedades através da ação. É organizado, pragmático e impõe altos padrões para si mesmo e para seu time. Sob tensão torna-se impaciente, age impulsivamente e busca resultados no curto prazo. Tem tendência a passar como um “trator” sobre os sentimentos alheios.

LÍDER SENSITIVO: Dinâmico, estimulante é caloroso e sensível com as necessidades e desejos de outros. Pode captar discrepância entre o que alguém fala e o que realmente quer dizer. Introspectivo, perceptivo com relação a pessoas. bom ouvinte, paciente com os outros e entende a psicologia do comportamento humano. Em ambientes tensos pode ser impulsivo, sensível ou agressivo. Altera com frequência seu estado de espírito causando comportamentos imprevisíveis.

LÍDER INTUITIVO: É pensador rápido e profundo. Questiona a si e aos outros. Não gosta de padrões e sente-se cerceado a operar de forma bem definida. Aprecia criar estrutura própria. Preocupa-se com o todo. Não gosta de detalhes e torna-se impaciente. Pode ser visto como um alienado ou excessivamente intelectualizado. Por vezes pode ser descompromissado e pouco prático. Evita detalhes tediosos ou ninharias.

CONTEXTUALIZANDO
Vemos, portanto características comportamentais e de comunicação bastante distintas. Simulando os quatro perfis poderíamos compará-los aos quatro pneus de um carro onde o ideal seria uma calibragem única. Mas em se tratando de comportamento humano não há certo nem errado. Todos os quatro perfis estão presentes em todos nós só que alguns mais evidentes que outros. Importante é que os líderes ao se auto-conhecerem adotem uma comunicação que faça “eco” em seus interlocutores. O contrário também é verdadeiro e que os interlocutores percebam e entendam o estilo de comunicação mais presente em seu líder.

*Renato Luiz Butzke é executivo da TrendRH. Tem 35 anos de vivência na Gestão de Pessoas com ênfase em Planejamento e Desenvolvimento desenvolvidos em Indústria e Consultoria.


Deixe seu comentário